Projeto Saúde (Alcoolismo)

03-06-2012 13:30

 

Projeto Saúde (Alcoolismo)

O alcoolismo hoje é um problema grande e ameaçador em várias partes do mundo. É um problema extremamente complexo por ser considerado um mau hábito, um vício.

A dependência do álcool é a caracterizada pela perda de capacidade de abstinência pela perda do controle de ingestão de bebidas. Quando existe dependência física o alcoolista perde a capacidade de controlar a quantidade de álcool que ingere. Para o individuo que tem predisposição à bebida, um ‘’primeiro gole’’ pode desencadear uma recaída, tornando-se novamente um dependente do álcool. Considera-se alcoolismo uma doença, devido ao permanente abuso de bebidas alcoólicas, suscitando tal consumo uma dependência acompanhada de prejuízos biopsicossociais detectáveis por métodos usuais de diagnósticos médico-sociais.

1-      Alcoolismo é uma doença.

2-      O alcoolista pode apresentar prejuízos relacionados com o uso do álcool em todas as áreas da vida (prejuízos físicos, mentais, mortais,profissionais,sociais e outros);

3-      O alcoolista perde a capacidade de controlar a quantidade de bebida que ingere, uma vez que inicie a ingestão (dependência física).

 

Prejuízo Psicossocial do alcoolista

A partir do momento que o alcoolista passe a depender do álcool e que não possa decidir o quanto vai beber, passa a ter uma vida regida pela dependência, pela necessidade de continuar bebendo e de evitar os sintomas da privação do álcool. Submetido a esta dependência, passa a ter prejuízos nas áreas de sua vida física, fisiológica, familiar, social e moral.

 

Conseqüências Físicas

 

-Acidentes (no lar, no serviço e nas estradas);
-Alterações sangüíneas (hemorragias, doenças do fígado e outras);
-Ossos e articulações (elevados índices de acido úrico, degeneração dos ossos e outros);
-Lesão cerebral (síndrome de Wernicke-Korsa-Koff, degeneração cerebelar, ambiliopia  alcoólica e outras);
-Câncer (boca, esôfago, estômago, fígado e outros);
-Problemas pulmonares (pneumonia, tuberculose, e outros);
-Síndrome fetal do alcoolismo;
-Coração e pressão arterial (arritmias cardíacas, cardiopatia alcoólica, hipertensão, doenças coronárias);
-Doenças do fígado (cirrose hepática e outras);
-Esôfago e estômago (efeitos corrosivos diretos do álcool sobre estes órgãos como: gastrite, úlcera péptica, sofagite, síndrome de Mallory-Weiss);
-Neuropatia (ou neurite) periférica;
-Disfunção testicular e impotência.

 

Click Aqui e baixe este arquivo em formato de TEXTO

Click Aqui e baixe este arquivo em formato de SLIDE