Projeto Saúde (Alcoolismo)
Projeto Saúde (Alcoolismo)
O alcoolismo hoje é um problema grande e ameaçador em várias partes do mundo. É um problema extremamente complexo por ser considerado um mau hábito, um vício.
A dependência do álcool é a caracterizada pela perda de capacidade de abstinência pela perda do controle de ingestão de bebidas. Quando existe dependência física o alcoolista perde a capacidade de controlar a quantidade de álcool que ingere. Para o individuo que tem predisposição à bebida, um ‘’primeiro gole’’ pode desencadear uma recaída, tornando-se novamente um dependente do álcool. Considera-se alcoolismo uma doença, devido ao permanente abuso de bebidas alcoólicas, suscitando tal consumo uma dependência acompanhada de prejuízos biopsicossociais detectáveis por métodos usuais de diagnósticos médico-sociais.
1- Alcoolismo é uma doença.
2- O alcoolista pode apresentar prejuízos relacionados com o uso do álcool em todas as áreas da vida (prejuízos físicos, mentais, mortais,profissionais,sociais e outros);
3- O alcoolista perde a capacidade de controlar a quantidade de bebida que ingere, uma vez que inicie a ingestão (dependência física).
Prejuízo Psicossocial do alcoolista
A partir do momento que o alcoolista passe a depender do álcool e que não possa decidir o quanto vai beber, passa a ter uma vida regida pela dependência, pela necessidade de continuar bebendo e de evitar os sintomas da privação do álcool. Submetido a esta dependência, passa a ter prejuízos nas áreas de sua vida física, fisiológica, familiar, social e moral.
Conseqüências Físicas